Será que a mania de compartilhar sem checar as fontes está nos deixando mais ignorantes?

“Estamos ficando mais burros”. Você já deve ter ouvido essa frase em análises de comunicadores influentes ou bate-papos sobre o comportamento da sociedade frente à tantas mudanças tecnológicas e maior acesso à informação, e num primeiro momento isso pode assustar. Mas você pode estar pensando: “Como assim estamos ficando mais burros? Temos evoluído constantemente. É impossível que estejamos aprendendo menos!”. Será?

Bom, fato é que realmente o ser humano tem chegado em lugares jamais pensados mas, ao mesmo tempo, acompanhar todas estas mudanças tem feito uma massa se perder em meio a tanto conteúdo. As redes sociais então… É tanta gente postando tanta coisa que fica difícil não se manter informado. O problema é que estamos deixando de lado um item importante: a qualidade desta informação.

A ação “compartilhar” está ficando tão automática que não nos damos mais ao trabalho de pesquisar se assuntos extremamente delicados e influentes são reais. Nos últimos meses fui bombardeada com 3 exemplos:

1) “Casal de São Paulo batiza o filho como “Facebookson” e causa polêmica no mundo” (link)

Não, nenhum casal batizou o filho com este nome. Esta foi uma notícia CRIADA por um site de humor brasileiro chamado “Sensacionalista“. O que aconteceu? Milhares de pessoas compartilharam (e continuam compartilhando) este link, uns fazendo piada, já outros, dizendo barbaridades sobre consciência moral e social sem ao menos procurar saber a origem da notícia.

2) Cristãos queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria (imagem forte)

Também, não. Que pessoas sofreram e sofrem devido suas crenças e opções nós sabemos, e infelizmente isso não é novidade. Vide o que a igreja católica fez na história e o que a nossa sociedade faz hoje com os gays, por exemplo. Mas essa imagem não se trata de uma atrocidade devido ao preconceito, trata-se de uma fatalidade com um caminhão-tanque que explodiu no Congo onde muitas pessoas morreram carbonizadas. Se vocês pesquisarem encontrarão diversos sites publicando erratas ou discussões sobre este assunto como estes dois: Jornal Boa Nova e E-farsas. O problema é que algum inconsequente escreveu este textinho abaixo, e só no link da foto que disponibilizei à vocês, mais de 5.000 “ingênuos”, compartilharam com mensagens errôneas.

“Cade a Globo?
Cristãos queimados vivos
por muçulmanos sunitas da Nigéria.
Notícias como esta, que deveriam estampar a primeira página dos jornais, são solenemente IGNORADAS pelos grandes da mídia!
Somos um pais Laico, temos a liberdade de falar desta palavra(Deus) e ainda achamos que estamos confortáveis de mais….
Vamos divulgar!!! Um verdadeiro absurdo!
Triste demais, mas a pura realidade! Divulguem…
Ainda: JESUS está a voltar!!!”

Pode isso? Neste caso, acho ainda pior porque quando se trata de religião as pessoas tem a tendência de se revoltar e seguir mais cegamente. Entrei em contato com o possível “dono da foto”, e com toda educação e respeito contei a ele sobre o erro. Nem sequer tive uma resposta e a foto continua sendo compartilhada. Entre firmar o compromisso com a verdade e ter mais de 5.000 pessoas vendo seu perfil, parece que ele optou pelo status da 2ª opção.

3) Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) colocará fieis devedores no SPC e SERASA (link)

*SPC e SERASA são órgãos brasileiros de proteção ao crédito.

Não tem nada a ver com religião, e eu sinceramente não duvido que isso um dia pode acontecer, mas até onde pude checar, isso é apenas uma notícia CRIADA por outro site de humor brasileiro, o G17. Descobri o erro quando um jornalista moçambicano de um jornal respeitado aqui em Moçambique, publicou-a em seu Twitter pessoal, alertando o povo moçambicano sobre o que a IURD tem feito no Brasil. Existem IURD’s aqui, imagine o quanto isso pode ter repercutido/influenciado já que foi divulgado por um indivíduo formador de opinião? Entrei em contato com ele para explicar e ele comprendeu, mas não excluiu. Aí, eu é que fiquei sem entender. 😦

Por essas e outras, meus amigos, talvez realmente estejamos mais inteligentes para algumas coisas mas mais ignorantes para outras também. Estamos passando por um novo processo e aprendendo a lidar com toda essa novidade, e o que vale é a reflexão para situações futuras.

O que vocês pensam sobre esse turbilhão de conteúdo que nos bate à porta a cada segundo? Contem pra mim! 😉

Sâmela Silva, é uma brasileira, que de viagem em viagem, foi morar em Moçambique, África, onde o despertar pela escrita falou mais alto. Jornalista e Consultora em Gestão Empresarial, vem descobrindo o mundo e se descobrindo por meio de ideias rabiscadas nos bloquinhos virtuais. LinkedIn | Twitter | Facebook | Blog “A grama da vizinha”

Anúncios

Um pensamento sobre “Será que a mania de compartilhar sem checar as fontes está nos deixando mais ignorantes?

  1. Olá! Li o texto com muita curiosidade, e como aluna de Jornalismo (estudo na Universidade Federal de Goiás), tenho aberto meus olhos e me preocupado muito com essa questão ultimamente. É incrível ver como pessoas compartilham coisas (principalmente pelas redes sociais) sem terem certeza se a fonte é confiável, se os dados são verdadeiros. Ou, o que é pior: a pessoa nem abriu o link para ler o texto. Apenas compartilhou, porque ficou empolgada, impressionada ou revoltada com o título.
    Em sala de aula, eu e meus colegas já discutimos muito sobre isso. Falamos de sites de notícias que reproduze algo dito por outro site, sem conferir se o conteúdo estava correto, e assim, uma informação falsa é espelhada, em alguns minutos, para milhares, quem sabe milhões, de pessoas. E já não há como corrigir o erro!
    Esse, infelizmente, é um dos problemas causados pela facilidade da comunicação que a internet nos trouxe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s